quarta-feira, 24 de março de 2010

As oportunidades são únicas!

Existe um provérbio chinês que diz: “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”
A questão é o arrependimento! Quantas vezes fazemos ou deixamos de fazer, falamos ou deixamos de falar coisas que depois nos arrependemos? Temos tanta pressa em agir, pensar, falar, que muitas coisas passam despercebidas e aí, às vezes tarde demais, vem o tal do arrependimento. E ele vem acompanhado da sensação de culpa e impotência, pela certeza de termos perdido a oportunidade única de fazer algo que poderia nos levar a um caminho diferente (e quem sabe, melhor?).
Quase sempre, ao pensarmos nas coisas passadas, imaginamos como elas seriam se tivéssemos agido ou dito de modo diferente, principalmente se não nos trouxeram um bom resultado.
Outro dia estava lendo sobre vivermos o dia como se ele fosse o último de nossa vida, para vivê-lo com intensidade, dizermos palavras gentis, darmos atenção a quem amamos. Não é uma tarefa fácil, principalmente com quem amamos. Ironicamente descuidamos de quem amamos, cometemos os piores erros, as maiores faltas... Por quê? Porque sabemos que quem amamos (e nos ama) acaba relevando, ignorando ou até mesmo perdoando as nossas falhas. Mas é aí que está a perda de uma grande oportunidade de fazer o simples se tornar relevante! Se não pudermos transmitir carinho e amor, através de gestos, atitudes ou palavras a quem amamos para quem, então, faremos? Não que ser gentil com o próximo deva ser evitado, mas os bons costumes devem começar em casa!
Não é fácil, confesso. Principalmente porque agimos na lei da ação e reação.
Voltando para o provérbio chinês, a palavra pronunciada (ou a que não pronunciamos) nunca volta atrás porque se trata do momento, da oportunidade que se foi! E esse momento, essa oportunidade ou até mesmo as palavras fariam toda a diferença, se feitas da forma correta, em nossa vida. Como evitar os arrependimentos? Acrescentando ao provérbio chinês outro, o inglês: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer HOJE”!

Jackie Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!