terça-feira, 30 de março de 2010

Valor ao que temos!

Hoje li um email (conhecido), que traduz bem o que gostaria de escrever:
“O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua:
- Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que o senhor poderia redigir o anúncio para o jornal?
Olavo Bilac apanhou o papel escreveu:
Realmente, muitas vezes, não nos damos conta das coisas boas que temos e sempre queremos mais ou o suposto “melhor”.

"Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes águas de um ribeirão. A casa banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranqüila das tardes, na varanda".
Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio.
- Nem pensei mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tenho!”
Não valorizamos a casa em que moramos, quando muitos estão pedindo apenas uma cama para dormir; não agradecemos pela comida que temos na mesa, quando  muitos pelo mundo só querem um pedaço de pão. No Haiti, as pessoas chegam a comer “bolinho de barro” com um pouco de sal, só para enganarem a fome! Brigamos com nossos filhos por estarem correndo dentro de casa (eu sou uma dessas pessoas!), quando muitos pais gostariam que seus filhos apenas saíssem da cama! Temos roupas... Muitos passam frio ou estão maltrapilhos; temos trabalho e muitos roubam! Alguns por total desespero, por não terem o que comer ou dar de comer aos seus filhos!
Já escrevi que Somos Abençoados! Todos os dias temos lições de vida, de superação, de perseverança, de fé...
Vamos parar de reclamar e começar a agradecer? Temos tanto! Tanto de que precisamos e tanto do que os outros precisam!
Se o seu dia não foi bom, agradeça assim mesmo, pois nada nos acontece por acaso. Amanhã, com certeza, será um dia muito melhor! Canalize as suas energias para as coisas boas. Certamente elas virão ao seu encontro!
Chorar porque o parceiro, amor, namorado, marido (não sei como você o chama) não te ligou, é o maior desperdício de suas energias. Ele pode ter tido algum problema que o impediu de ligar. Antes de acusar, cobrar ou chorar; pergunte, converse... Você pode estar ajudando dessa forma e não tumultuando mais ainda a situação.
Lamentar porque precisa acordar cedo para trabalhar ou estudar? Quando pensar em fazer, lembre-se que muitos acordam cedo para ir ao médico, porque não têm saúde ou, ainda, há os que acordam cedo para enfrentar filas (inclusive para procurar trabalho!). Muitos querem emprego e não trabalho!
Reclamar porque não tem bife com batatas fritas no almoço? Muitos, mas muitos mesmo, só gostariam do arroz ou do feijão...
E o seu cabelo? Cheio de pontas duplas, precisando “retocar” a raiz, dar um banho de creme... um ótimo cabeleireiro resolveria tudo, não é? Isso realmente é um problema que tira o seu sono? Não pode e não deve ser se pensarmos que há problemas maiores no mundo, que hoje não te preocupam, mas que mais cedo ou mais tarde irão afetar a sua vida ou a dos seus filhos, netos... Aí você pensa: “Poxa, mas eu tenho problemas! Devo ignorá-los para pensar na paz mundial, no efeito estufa, na poluição das águas?”
Sim, amiga, você deve pensar em tudo isso! Em tudo isso e mais um pouco antes de reclamar da vida abençoada que você tem! Lembre-se que não estamos sós neste mundo e que todos nós devemos começar a agir para fazer a diferença! Somos tão egoístas, às vezes, com os nossos problemas que esquecemos que outras pessoas sofrem por causas mais duras que as nossas.
Eu sei que as contas atrasadas ou o saldo no vermelho no banco preocupam, tiram o sono; mas tente encontrar a saída e não um buraco para se afundar ainda mais com as lamúrias.
O pensamento positivo e (por que não?) a fé, nos fortalecem para que possamos sair de todos esses “problemas”.
Acredite mais em você, agradeça pelo que tem e, antes de sair por aí reclamando, que tal olhar para os lados? Talvez encontre alguém que só precise de uma palavra de carinho para acreditar que a vida vale, sim, a pena!
Independente do problema que você tenha, a vida é maravilhosa! Cada dia, cada minuto e segundo, devem ser saboreados e vividos ao máximo!

Jackie Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!