quarta-feira, 24 de março de 2010

Sobre a Tristeza...

Hoje acordei sentindo uma tristeza dominante e assustadora. Recuei um pouco e escolhi um lugar calmo para poder chorar. Tantos pensamentos invadem a nossa mente, tantos questionamentos. É uma busca por respostas, mas quais são as dúvidas?
Sentir tristeza não oferece riscos. Ao contrário! Assim como o medo nos é saudável por estabelecer limites; a tristeza nos permite fazer uma faxina emocional, varrer tudo aquilo que nos incomoda, resolver o que está pendente...
Imagino quantas pessoas sentem tristeza e quantas não conseguem mergulhar dentro de si para verificar o ponto exato causador desse sentimento. Como venho dizendo, ninguém tem uma vida perfeita, aliás, perfeição nem existe! Apenas nos aproximamos dela ao vivermos momentos que nos remetem a essa sensação. Porém, essa busca inquietante pela felicidade nos faz acreditar que precisamos estar sempre sorrindo, passando uma imagem “feliz”...
Não se iludam, pois isso é impossível! O importante mesmo é estarmos conscientes daquilo que sentimos, que vivemos, que queremos em nossa vida.
Quando a tristeza te dominar, procure dentro de você as respostas, pois sempre as temos, mesmo recusando aceitá-las. Todos temos as nossas verdades internas e, normalmente são tão duras que tentamos nos esconder delas. Não há problema algum nisso, mas um dia teremos que encará-las e aí tudo o que adiamos por tanto tempo, poderá causar um efeito mais devastador do que se tivéssemos resolvido no tempo oportuno.
Vale a pena lembrar que precisamos saber diferenciar o que é tristeza atual e momentânea, de tristeza passada. Normalmente guardamos as velhas e mal resolvidas mágoas do passado e estas nos acompanham ao longo da vida, nos incomodando, e tal como a um relógio, despertando-nos para que sejam saldadas e assim não nos cause mais qualquer sensação que possamos confundir com tristeza. Mágoa e tristeza são coisas bem diferentes!
Estar triste, o próprio verbo nos indica: é apenas um estado, que passa, que vai embora; mas, claro, desde que seja detectado e resolvido!
Não tenham medo desse sentimento! Apenas o enfrentem com clareza e objetividade que tudo voltará ao normal.
O importante é estarmos em paz e é isso que desejo a todos!

Jackie Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!