segunda-feira, 26 de abril de 2010

Se Eu Fosse Você…

Não quero falar de cinema, tão pouco do filme cujo título é o mesmo.
“Se eu fosse você...”
Quantas pessoas já te disseram isso?
Ao tentar desabafar ou apenas comentar uma determinada situação de sua vida, você procura um par de ouvidos apenas para escutar, nem sempre para te aconselhar e a resposta que te espera já está pronta! E ela sempre se inicia: “Ah... se eu fosse você...”

Todos possuem soluções mágicas aos seus problemas! Encarariam de modo diferente, agiriam com mais sensatez (ou insensatez), diriam poucas e boas (ou se calariam), elaborariam um plano, se vingariam, fugiriam, gritariam, bateriam, enfim, fariam tudo o que você não fez.
Mas... Surpresa! EU não “é” e nem será você!
Você é quem comanda a sua vida, toma as suas decisões, decide pelo seu presente e futuro. Deus nos deu o livre arbítrio justamente para que possamos agir livremente, seguindo as nossas vontades e decisões. Claro que as conseqüências de suas decisões, somente você deverá sofrê-las. Lembre-se do provérbio chinês que diz: “Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos”.
Infelizmente, cheguei à conclusão de que há muito mais pessoas torcendo pela nossa derrota e fracasso do que desejando ou contribuindo para o contrário. Poucos são os que conseguem ouvir e não fazer um comentário maldoso, incitando-nos a agir contra o que, de fato, nos faria bem. Poucos são os que quando não têm o que dizer, calam-se; e muitas vezes, é só disso que precisamos: um par de ouvidos, nada mais!
Não entre na sintonia negativa daqueles que nada têm a contribuir com o seu crescimento. Comente, se assim desejar, os seus problemas, as suas angústias, mas esteja preparada para rebater as opiniões negativas. Esteja sempre no comando do seu destino. É você quem dirige e determina o rumo da sua vida.
Ninguém é melhor do que você, assim como você jamais deve julgar-se melhor do que os outros. Cada um tem a sua história, o seu destino, as suas metas, o seu “carma”. Lembre-se que ao nos dar o livre arbítrio, Deus confiou em nossa capacidade de entrar e sair dos problemas.
Nunca transfira as suas responsabilidades ou as conseqüências dos seus atos aos outros. Tenha dignidade para reconhecer e assumir os seus erros, humildade para falar de suas vitórias, bom senso para não julgar os outros e determinação para não ser intimidada diante de qualquer julgamento. Você não está em um tribunal. Preste conta apenas a si mesma e esteja em paz com a sua consciência.
Liberte-se dos preconceitos e da necessidade da opinião alheia para tudo aquilo que você faz. Seja livre para agir e pensar!
Conselho é bom? Já dizem que se fosse, venderiam e não o davam (principalmente num mundo tão capitalista como o que vivemos). Saiba discernir os conselhos, se assim os desejar. Abra os seus olhos para enxergar a essência e real intenção dos “conselhos”. Você tem capacidade para isso!
E, da próxima vez que alguém vier com um conselho e o início da frase for “se eu fosse você...”, acredite que ninguém melhor do que VOCÊ é capaz de tomar a decisão ou agir de forma mais acertada. Não deixe ninguém SER VOCÊ, nem por um instante! Na sua vida, esse papel é apenas SEU!

Jackie Freitas

9 comentários:

  1. Interessante é ver pelo outro lado amiga.
    Estaríamos apenas escutando os outros ou dando conselhos desnecessários?

    Abraços,
    Mari.

    ResponderExcluir
  2. Oi minha linda!
    Realmente não sei...mas o que sei e o que vejo é que muitas pessoas esperam ouvir "se eu fosse você..." para assim poderem se isentar (ledo engano) de qualquer culpa ou responsabilidade... Mas, vejo também, muitas pessoas (por maldade) colocarem mais lenha na fogueira...sei lá...estou apenas divagando...rsrsrs
    Obrigada por ter vindo aqui participar!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. se eu fosse vc, isso é o que todos deverian se perguntar, muitas vezes nao olhamos a nóz mesmo mais sim aos outros belo post parabens.

    ResponderExcluir
  4. Eu nao curto muito ouvir isso nao, e até fico me policiando para nao dizer.
    é muito facil falar né?
    abçs

    ResponderExcluir
  5. Olá! É verdade! Normalmente não se colocam no lugar da pessoa e acabam criando esse desconforto, né? Mas quando é de boa fé, com o intuito de colaborar, menos mal...o problema que vejo é que a maioria faz comentários maldosos...e isso é inaceitável!
    Obrigada por sua participação! Super abraço!

    ResponderExcluir
  6. Dieguito!!! É sempre um prazer e uma honra tê-lo comentando os meus posts! Você sabe, sou sua fã! E, tenho certeza de que você não comete esse tipo de maldade! Se, por alguma razão, diz "se eu fosse você..." tenho certeza que é na melhor das intenções...está em sua índole, em seu caráter...
    Grande e carinhoso abraço, meu querido amigo! E obrigada, again, por estar aqui participando!

    ResponderExcluir
  7. Jackie, eu não gosto de ouvir nem mesmo falar isso. Eu faço o que eu quero, se alguém se jogar da ponte eu não acompanharei, se quiser ouvir, direi que viver é melhor.

    Continuo deslumbrada com suas rosas... agora só falta poder sentir o perfume... tudo bem, acenderei um incenso.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Sissym!!! Quanta honra por tê-la comentando em meu blog! É amiga, as pessoas de bom senso ajudam muito mais através do exemplo de sua integridade e caráter. Mesmo que não queiram, acabam sendo "inspiração" e motivação para a vida dos outros. Agora, tem muita gente desejando o mal e se colocando na pele do outro para as piores interpretações, influenciando em suas decisões e, o pior, ciente de que causará um dano terrível na vida do outrém.
    Ahh...e quanto as minhas rosas, amiga, obrigada! Não acenda incenso, não! Vá até o seu lindo jardim e sinta o perfume das suas belas flores, pense em mim e está tudo certo!
    Um grande beijo e obrigada por vir aqui em meu humilde jardim de rosas!

    ResponderExcluir
  9. É preciso ter um equilibrio na relações e o autoconhecimento é fundamental pra isso, por isso o ser humano precisa fazer a busca interior para saber a razão de estar aqui, quando isso acontece tudo entra em equilíbrio.
    tenho várias dicas de sites interessantes sobre o autoconhecimento, entre os meus favoritos está o www.guiadabusca.com.br que é voltado para a busca interior e nos mostra dezenas de cursos que podemos fazer para alcançá-la,a além de dicas de livros,filmes e links!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!