quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Inteligência Espiritual

Encerrando, ou quem sabe começando, os estudos do Dr. Augusto Cury, apresento a última lei que ele nos sugere para que possamos ser felizes. Você, ao lê-las, pode achar que já sabia de todas, mas a questão é: você as coloca em prática no seu dia-a-dia? Viver, sem dúvida alguma, é uma grande busca de conhecimentos e entendimentos; a consciência de que somos parte de um projeto divino maior do que a nossa própria razão. Espero que após ler e compreender cada uma das dez leis, você consiga dar um passo importante para transformar a sua vida. Permita que a felicidade faça parte dela. Não precisa buscar razões que justifiquem erros, fracassos ou insucesso. Tenha como objetivo, construir uma pessoa segura e livre de medos ou receios de sua capacidade. Acredite em você e utilize essas maravilhosas ferramentas que estão ao seu dispor, bem dentro de você, só esperando que você as use.
10ª LEI: INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL
“Os maiores enganos do universo se escondem dentro de cada ser humano...”
Inteligência espiritual é ter consciência de que a vida é uma grande pergunta em busca de uma grande resposta.
É procurar o sentido da vida, mesmo sendo um ateu. É procurar por Deus, independente de uma religião, mesmo sentindo-se confuso no novelo da existência. É agradecer a Deus pelo dia, pela noite, pelo sol, por sermos um ser único no universo. É procurar as respostas que a ciência nunca nos deu. É ter esperança na desolação, amparo na tribulação, coragem nas dificuldades. É ser um poeta da vida. Você é um poeta?
UM BURACO NA ALMA 
No cerne da alma e no espírito humano há um buraco negro, um vazio existencial, que suga nossa paz diante das dores da vida e da morte. O fim da existência é o fenômeno mais angustiante do homem. Todos os povos desenvolveram um tipo de inteligência espiritual para entendê-lo e superá-lo. Einstein disse: quero conhecer os pensamentos de Deus, o resto é detalhe.
Ele ambicionava algo maior do que revolucionar a ciência. O homem mais inteligente do século XX queria perscrutar a mente de Deus. Ele buscava o sentido da sua vida. Onde anda você?
Livro Dez Leis para Ser FelizDEUS E A PSIQUIATRIA
No passado, eu pensava que procurar Deus era uma perda de tempo. Hoje penso completamente diferente. Percebo que há um conflito existencial dentro de cada ser humano, seja ele um religioso ou um ateu cético, que a psiquiatria e a psicologia não podem resolver. A psiquiatria trata dos transtornos psíquicos usando antidepressivos e tranqüilizantes, e a psicologia, usando técnicas psicoterapêuticas. Mas elas não resolvem o vazio existencial, não dão respostas aos mistérios da vida. Quando a fé se inicia, a ciência se cala. A fé transcende a lógica.
QUEM PODE DECIFRAR O QUE É A VIDA?
Temos milhões de livros científicos, mas a ciência não sabe explicar o que é a vida. Vivemos numa bolha de mistérios. As questões básicas da existência humana não foram resolvidas. Quem somos? Para onde vamos? Como é possível resgatar a identidade da personalidade depois da morte se trilhões de segredos da memória se esfacelam no caos? O fim é o nada ou o fim é o começo? Nenhum pensador encontrou tais respostas. Quem as procurou na ciência morreu com suas dúvidas. A ciência, através do seu orgulho débil, desprezou a eterna e incansável procura do homem pelo sentido da sua vida. Agora estamos entendendo que o desenvolvimento da inteligência espiritual por meio de oração, meditação e busca de respostas existenciais aquieta o pensamento e apazigua as águas da emoção. Embora haja radicalismos e intolerância religiosa que depõem contra a inteligência, procurar por Deus, conhecê-lo e amá-lo é um ato inteligentíssimo. O amor do ser humano pelo Autor da sua vida produz força na fragilidade, consolo nas tempestades, segurança no caos.
(Dez Leis Para Ser FelizDr. Augusto Cury – Editora Sextante)

Sobre as Dez Leis, poderá ler também: Dez Leis Para Ser Feliz, Contemplar o Belo, Sono Reparador, Dando Adeus À Rotina, A Importância dos Exercícios e da Boa Alimentação, Gerenciar a Emoção, Gerenciando os Pensamentos, Protegendo os Solos da Memória, Sobre Perdas e Frustrações, Comande a Sua Vida

15 comentários:

  1. Jackie, muito bom o seu texto sobre a Inteligencia espiritual.
    Sobre ser feliz e buscar Deus seja em q situaçao novelada for. Eu acredito em Deus sim, no Deus do amor. Amar ainda é o melhor encontro com a felicidade. Sinto amor...Eu sou feliz.
    abçs

    ResponderExcluir
  2. Olá Diego, querido! O que seria de nós, humanos, sem o amor,não é? E sem o amor de Deus, acho que seríamos órfãos de sentimentos. Acredito em sua felicidade, pois sem que amando ou sofrendo você se entrega totalmente. E o legal de tudo isso é que você enfrenta o desconhecido. Mas, lá no fundo, sabe que existe um Deus que te guia e orienta. Ontem estava relendo Clarice Lispector, minha grande mentora..rs.. e em um de seus poemas, tem um trecho que diz assim:
    "...A felicidade aparece para aqueles que choram.
    Para aqueles que se machucam
    Para aqueles que buscam e tentam sempre.
    E para aqueles que reconhecem
    a importância das pessoas que passaram por suas vidas.”
    Lembrei muito de você!
    Obrigada amigo pelo carinho.
    Super beijo!
    Jackie

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto e amei seu blog, já estou seguindo
    bjos....

    ResponderExcluir
  4. Olá minha amiga!! Seja bem vinda, então!
    Você nem imagina quanta satisfação me dá em ler isso! O Fênix foi criado para nós mulheres, e pelo que vejo aos homens também, para que possamos somar experiências. Tenho certeza que a sua passagem por aqui, nos ajudará muito!
    Um grande beijo!
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. Parabéns tudo isto é de uma beleza sem fim.Sucessos Vassalo ( Evandro Passos )

    ResponderExcluir
  6. Olá Evandro!
    Muito bom tê-lo aqui! Tenho certeza de que juntos, somaremos experiências e ajudaremos muitas pessoas.
    Grande beijo e obrigada pela participação!
    Jackie

    ResponderExcluir
  7. Oi Jackie
    Adorei seu texto, adoro estudar sobre a espiritualidade humana, acho que vida, não é só trabalho, curtição, temos que desenvolver essa inteligencia espiritual, porque se não a gente vai sentir um vazio e a vida não vai ter mais sentido.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  8. Diego e Jackie.....

    comecei a seguir vcs por motivos e momentos diferentes.....

    o Diego, foi super incomum, ele só fez um comentário embaixo do meu em outro blog, fui ver quem era, me apaixonei pelo blog e viciei nas histórias, pq sou uma amante da paixão mas as de verdade os contos de fada ficam pra mais tarde.....

    vc Jackie, já vinha me chamando atenção pelo que escrevia e quando resolvi visitar seu espaço, como disse me identifiquei com aquele post lindo, e depois fui vendo a força que vc esta tentando dar as pessoas que sofrem, principalmente mulheres.....

    isso não tem nada de estranho, é tudo verdade tanto o que escrevo pro Diego quanto pra vc Jackie....

    foram momentos diferentes.....

    Eu ainda não coloquei meu nome no blog, pq não acho interessante no momento a exposição excessiva, basta saber que se quizer me conhecer é a maior facilidade do mundo, sou simples, de gostos simples.....

    Portanto não achem que estou num jogo sordido de enganar ninguem, meu blog é verdadeiro, com momentos verdadeiros de uma mulher verdadeira, que procura o que todos procuram...... paz de espirito, sossego e um amor realmente efetivo em todos os aspectos......

    Bjs, querida....... com sabor de esperança.......

    ResponderExcluir
  9. Âme, minha amada!!! Em momento algum, minha linda, achei que isso tudo fosse parte de um jogo sórdido! Longe disso! Apenas fiz um comentário no blog do Diego achando curioso (no bom sentido da palavra) você estar lá e aqui. Vi de forma absolutamente natural, afinal escrevi sobre ele, fiz (de certa forma) propaganda positiva com relação a esse grande amigo. E quer saber? Acho que fiquei até (como posso dizer?) orgulhosa por achar que uma simples publicação minha pudesse despertar a atenção de outras mulheres no Diego. Um pouco pretensiosa de minha parte, não é minha flor?
    Bom, minha amiga, quanto a mim, realmente tenho como objetivo ajudar as pessoas...você disse tudo! Tento fazer isso, de forma modesta, sim, mas tento porque eu sei o quanto é importante estarmos numa estrada, perdidas, no meio de uma bifurcação, sem saber que rumo tomar e podermos contar com alguém que nos ajude, não a escolher o melhor caminho (isso cabe apenas a nós) mas dando suporte, força e acompanhando...No final, entre quedas e tropeços (porque eles serão muitos) termos um ombro solidário para apenas dizer: "Tudo bem, vai passar!"
    Aprendi que nesta vida, a maior confiança que devemos ter é em nós. Somos capazes de tudo, mas quando não nos acreditamos, uma voz amiga acaba sempre ajudando. Tive e tenho isso e sei o quanto é valioso amiga. De um jeito mais simples, tento ser um pouco dessa voz, através de ,minhas palavras escritas aqui, mas que espero, possam ecoar em muitas mentes...
    Âme, em minha casa você é sempre bem vinda, assim como todos que nela sentirem algum tipo de conforto. Não há jogo quando estamos apenas dispostos a vencer na vida que queremos... não há jogo quando apenas o amor é um objetivo comum... não há jogo se apenas um dos integrantes encarar dessa forma. E eu não encaro a vida como um jogo, amiga. Quando estiver preparada e quiser revelar mais sobre você, tudo bem... Se não quiser, também, tudo bem... Faça as coisas em seu tempo, conforme o seu coração mandar. Acredite nele, pois dificilmente ele nos engana.
    Super beijo à você...com sabor de amor fraterno...
    Jackie

    ResponderExcluir
  10. Oi querida, tudo bem? A sensibilidade em saber ver os pontos de vista diferentes dos nossos nos auxiliam bastante nas relações humanas. Para tanto, é necessário que tenhamos paz interior e sentido de vida. Ao que me parece, tens isso de sobra. Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post! Acho que é isso que eu busco a cada dia, com o passar dos anos fui me tornando mais paciente, tolerante, mais otimista e mais bem humorada. Ter bom humor, rir de sí mesmo faz muito bem a saúde, é preciso ter envergadura...
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  12. Ah, esqueci de dizer que amei seu Blog e já sou tua seguidora.
    Beijos,
    Mari

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari!
    Que bom ver você por aqui! Amiga, buscamos tantas respostas em nossa vida e quase sempre nos esquecemos de fazer a nós mesmos as perguntas essenciais para a compreensão do que , de fato, queremos. Acho que nunca teremos respostas suficientes na vida.
    Grande beijo, minha amiga!
    Jackie
    Ah, obrigada por seguir. Fiquei muito feliz em saber.

    ResponderExcluir
  14. Adorei. Gosto muito dos livros do Augusto Cury, o ultimo que li foi inteligencia emocional.
    Bjoks

    ResponderExcluir
  15. Oie querida, bom dia.
    Augusto Cury...sem palavras.
    Muito bom, devemos procurar as respostas para o que queremos primeiramente em nós mesmos...
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!