quarta-feira, 21 de julho de 2010

Construindo o Presente …Aprendendo com o Passado

Existe um lugar em nossa imaginação ou em nosso coração que sustenta a razão do viver. Neste lugar não há maldades ou injustiças, discórdia, tempo ruim, solidão, angústia e tristeza. É um espaço escondido entre os escombros da vida, onde as lembranças só resgatam aquilo que nos faz bem.
Poderíamos chamar de ilusão, mas é apenas o nosso desejo pedindo permissão para que a vida ganhe sorrisos e encantos, cores e flores... Para que encontremos um pouco de paz, afinal isso é tudo o que queremos.
Passamos boa parte da vida sonhando com o que queremos construir e nem nos damos conta de que deixamos, muitas vezes, de viabilizar esses projetos por falta de fé e crença em nossa capacidade. Projetamos um futuro, uma carreira, um lar, uma família, mas esquecemos que enquanto sonhamos, muitas vezes, deixamos de colocar os tijolos para que esta obra ganhe vida e forma. Qual é o sonho mais próximo que a sua memória consegue resgatar? Qual é o seu maior desejo? De qual projeto você se recorda?
Eu sempre pensei que voltar para casa o passado poderia fazer bem aos sonhos e aos projetos. Poderíamos resgatar a essência daquilo que um dia fora apenas um esboço de sonho e, quem sabe, reconstruir novas diretrizes. Mas, nem sempre, tal regresso nos permite enxergar sob a ótica da beleza, pureza ou simplicidade. O regresso pode apenas nos lembrar de onde viemos e nos mostrar quem nos tornamos. Os sonhos podem ter se tornado algo maior do que meros projetos. Podem ter virado grandes edificações, obras majestosas. Podemos ter dado um salto para a felicidade e superado muitas inseguranças bobas que nos acompanhavam no passado. Regressar pode nos mostrar o quanto evoluímos e crescemos, o quanto nos tornamos grandiosos num mundo selvagem, o mesmo mundo inocente que existia apenas em nossos sonhos.
Trabalhar os sonhos para que virem obras deve ser mais do que uma meta: uma missão! Não se apegue ao passado achando que as respostas serão encontradas lá. Em muitos casos, as respostas devem ser esquecidas, afinal, evoluímos e perguntas mais importantes vão surgindo. Somente com o amadurecimento é que conseguimos enxergar as respostas que, talvez, estiveram sempre visíveis, só esperando por nossa atenção mais cuidadosa.
Diversas vezes desvalorizamos o presente, o que construímos com anos de batalhas e como fuga ou desculpa, pensamos encontrar respostas no passado, na pessoa que poderíamos ter sido se tivéssemos feito algo diferente. Mas a vida é assim: cheia de bifurcações que nos levam a novos caminhos. A nossa decisão de seguir por este ou aquele caminho faz parte do livre arbítrio, portanto não há o que lamentar. Poder voltar ao ponto de partida seria fabuloso, mas onde estariam as experiências que adquirimos nessa trajetória? Perderíamos a chance de evolução. Não pense em voltar ao passado para consertar os erros! Errar faz parte do crescimento, mas transformar os erros em lições é amadurecimento. Seja feliz com o que o seu presente lhe oferece. E no final é isso: um presente! Não pense em fazer um passado diferente, pois ele não volta mais. Construa cada vez mais um presente e se orgulhe dele. As suas respostas serão encontradas à medida que um novo tijolo for colocado nessa construção. E não pense em ver essa obra concluída! A vida é uma obra constante, infindável e inacabada. E só é assim porque temos todo o tempo ao nosso favor e ele só acaba quando desistimos e nos entregamos. Não se entregue! Continue a sua obra! Acredite, quando contemplá-la, verá que ela é grandiosa, assim como você!

Jackie Freitas
"Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente."
(Buda)

*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!