terça-feira, 27 de julho de 2010

Ser Importante ou Necessário?

Hoje o meu marido me ligou para dizer que estava com saudades. Fiquei emocionada, pois é muito bom saber que somos importantes na vida de alguém e, no meu caso, 13 anos casada  ainda consigo viver esses momentos de agradáveis surpresas e muita sensibilidade.
Pensei na publicação anterior onde fala “... ajamos de modo que aqueles a quem amamos, sintam-se amados mais do que saibam-se amados.”. E meu marido consegue isso. Sinto-me verdadeiramente amada e importante em sua vida!
Após desligar o telefone, fiquei pensando sobre essa relação importância X necessidade. O que de fato importa: ser importante ou ser necessário? Dizer que alguém é necessário em sua vida é uma grande responsabilidade que você passa à pessoa. No meu ver, necessário é o ar que respiramos, a água que bebemos, o alimento e todas as coisas que fazem com que a vida não acabe.
São coisas vitais de fato. Ninguém pode ser necessário a ponto de determinar que a sua vida tenha sentido ou razão de ser. Transferir essa incumbência à outra pessoa faz com que você se torne dependente e não há nada mais prejudicial para o crescimento do que a dependência. A liberdade é fundamental para as escolhas e para o próprio rumo da vida.
Ser importante já é muito diferente! Significa que a sua existência tem um valor especial na vida das pessoas (e aí eu uso o plural porque você pode ser importante para muitas pessoas e não estar preso apenas a uma). Significa que a sua presença faz diferença, que a sua forma de ser e pensar contribui e tem relevância.
Eu gosto de ser importante e não necessária. Gosto de pensar que faço falta, mas não a ponto de matar alguém. Fico feliz por saber que fui lembrada e que a minha ausência causou saudades; mas ficaria muito triste se alguém me tornasse tão necessária, como se eu fosse a salvação da morte iminente. “Você é o ar que respiro!”. É bonito, mas como metáfora, apenas nas poesias.
Você precisa ser importante! E só será quando enxergar-se da mesma forma. Não nascemos para ser necessário aos outros. Construímos relações ao longo da vida e o modo como agimos é que nos diferencia uns dos outros. Através do que experimentamos e conhecemos, compartilhamos com os outros e aí podemos complementar, ajudar ou até mesmo ensinar. Assumimos um papel de importância, mas não de necessidade. O necessário é viver! E que cada um também viva a sua própria vida. Somos seres individuais e complementares.
Quando alguém disser que tem necessidade de você, faça-o refletir e entender que não é sua a tarefa de dar sentido à vida dessa pessoa. E, por outro lado, se você sentir necessidade de alguém, busque os elementos que são vitais, de fato, para a sua existência. Não entregue a sua vida nas mãos de outra pessoa, pois somente você tem essa grande chave. Abra corações, construa relações, acrescente conhecimento, doe amor... Seja apenas importante! Perceba-se importante a si e entenda que o necessário não mora na pessoa ao lado. Faça o que for necessário para a construção de uma vida melhor. Necessidade é viver…  e importante é saber-se importante.

Jackie Freitas
Que a importância esteja no teu olhar, não naquilo que olhas.”
(André Gide)

*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!