terça-feira, 7 de junho de 2011

Podemos Ser Muito Mais do que Isso!

Muitas pessoas se cansam na vida porque enxergam apenas o caminho a ser trilhado e quase sempre deixam de admirar a enorme beleza que há no trajeto. Quando estamos sobrecarregados de problemas, normalmente reduzimos os passos e passamos a contá-los para a próxima parada que nos permitirá descanso ou, talvez, o alívio dessa pesada mochila que carregamos. No contra ponto de uma vida corrida e alucinada, que nos impede de absorver os pequenos prazeres, os problemas nos fazem parar e reavaliar o que temos feito, inclusive no rumo dos nossos próprios passos.
Trafegamos numa via acelerada onde alguns disparam à nossa frente e outros ficam cada vez mais distantes; deixados para trás, temerosos e inseguros. Nesse caminho, vez ou outra, questionamos quem queremos seguir: os que seguem adiante com valentia, sem medo do imprevisto ou àqueles que ficaram vários passos para trás, calculando e tentando preverem os seus destinos?
É certo que nas bifurcações da vida paramos e nos fazemos as mesmas perguntas. Queremos ser pessoas melhores e fazer tudo diferente. Queremos dar o próximo passo e mesmo que isso nos cause medo, arriscamos e seguimos adiante! E é esse tipo de desafio que nos mantém nessa corrida. Entretanto, fico pensando se temos, de fato, nos empenhado para que sejamos as pessoas melhores que tanto queremos... E, afinal, ser melhor significa exatamente o que? Vivemos competindo com os outros, tentando provar-lhes algo que não seja o nosso verdadeiro eu?
Ser melhor é apenas uma questão de ótica e ela difere de pessoa para pessoa, de realidade para realidade... Porém, dentro de nós há a orientação do que queremos e precisamos ser. Não que isso signifique resgatar algum tipo de egoísmo que cause danos alheios, mas nesse caso, o “ser melhor” deve atender às nossas reais necessidades e não as dos outros! Não estamos disputando um campeonato onde os bons vencem os maus e vice-versa. Estamos em desafio próprio, superando nossos limites, expandindo nossa mente, explorando conhecimentos e aprendizados.
Sim, podemos ser muito mais do que isso! Podemos buscar um tipo de enriquecimento que dinheiro algum compra, pois está vinculado à nossa percepção e vontade de crescer! Podemos dar vários passos para frente e isso não implica em não ter que olhar para trás. Aliás, recomendo que olhemos, pois somente assim nos enxergaremos evoluindo (adiante) ou estagnados, vendo os outros avançarem mais velozes do que nós! Não se trata de uma corrida contra os outros para saber quem vencerá ou chegará antes de nós. Nem nós sabemos onde esta trilha vai acabar... Trata-se de uma visão pura e simples de evolução, onde nos permitimos avançar e descobrir por nós mesmos cada etapa dessa viagem.
Podemos ser muito mais do que isso se deixarmos as mesquinharias de lado e passarmos a enxergar os outros como fontes de exemplo ou aprendizado e não como barreiras a serem ultrapassadas na conquista de algum tipo de troféu. Se há medalhas no peito de alguém, então somos todos, igualmente, vitoriosos; porque enquanto houver um coração no peito de cada um, estaremos correndo ao lado de vencedores, premiados com uma vida que nos mantém firmes nesse páreo!
Antes que nos digam quem devemos ser, pensemos se somos quem queremos ser! No final, somos pessoas como todas as outras: buscando diariamente o seu melhor, ao seu modo e tempo. Podemos ser muito mais do que isso, mas descobriremos na medida em que evoluirmos nesse trajeto. A estrada pode parecer longa demais... Que bom! Isso significa que temos muito ainda a descobrir, experimentar e viver!
Jackie Freitas
"As pessoas mais felizes não
têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das
oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
A felicidade aparece para
aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam
e tentam sempre.”
*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!