domingo, 15 de julho de 2012

O Meu Ano Novo

Hoje fui despertada pelos aplausos do tempo… 43 anos de emoções, bênçãos, surpresas e milagres... Anos que me parecem uma eternidade se eu considerar todas as experiências e aprendizados vividos! Anos que, independente dos acontecimentos, me mantiveram em pé e firme na caminhada...
Hoje o tempo não me pede para parar. Os aplausos são estímulos para que eu aguarde (ainda caminhando) as tantas e inesperadas surpresas que os próximos anos me trarão. Hoje celebramos a valentia que me trouxe até aqui, sem desistências ou covardia. Trilhar pelo caminho mais fácil pode nos parecer tentador em alguns momentos, mas trilhar pelo caminho certo, mesmo que longo e tortuoso, é que nos torna vencedores. E essa é uma conquista a ser sempre comemorada.

Pensei em uma forma de retribuir, em agradecimento, à vida por tudo o que ela tem me presenteado. É difícil pensar em algo grandioso quando a própria vida em si simboliza a grandiosidade, então, mais uma vez, quero compartilhar com todos que aqui estiverem algo valioso e que se tornou uma das melhores lições e exercícios de minha vida: a gratidão.
43 anos vividos não me tornam a “voz” da razão, do exemplo ou perfeição, mas me permitem compartilhar algumas experiências que podem ajudá-los a enxergar a vida de uma forma diferente. Uma vida branda, mesmo que muitas vezes pareça dura e injusta; uma vida bela, mesmo que no céu as nuvens estejam negras e com tons de tempestade... Descobrir as nuance da vida é um dos nossos maiores desafios e só as enxergamos após aprendermos a reconhecer e entender o significado de cada tom... Nem toda a escuridão tem a intenção de provocar cegueira ou desnortear os passos, mas sim em fazer-nos reconhecer a importância da luz... Nem toda profundeza representa o abismo que enterra e finda a vida. As profundezas resgatam nossa essência e nos fortalecem para o retorno à superfície. Se juntarmos todas as lágrimas derramadas poderíamos formar um oceano de tristezas, mas muitas vezes as lágrimas celebram a felicidade inexplicável dos acontecimentos. Elas lavam a alma e renovam nossas esperanças.
Quando penso em gratidão, incluo todos os momentos e todas as cores da vida... Agradeço a cada oportunidade de enxergar as coisas de modo diferente. Agradeço às novas perspectivas e a todos que me rodeiam. Aprendo com tudo e com todos! Agradeço pelas pessoas maravilhosas que encontrei, pelas que ainda permanecem ao meu lado, depositando fé e confiança, muitas vezes maiores do que as que eu mesma tenho em mim...
Se eu pudesse dar algum conselho neste momento, diria: independente da idade ou das dificuldades que tenham, sejam gratos pela vida! Olhem para ela com muita atenção e carinho; observem cada momento, pois eles são únicos. Valorizem as pessoas que os cercam e as agradeça também por tudo que elas oferecem. Lembrem-se que tudo e todos compõem nossas existências e viabilizam as nossas transformações. Amem sem cobrarem excessivamente a reciprocidade dos sentimentos, mas reconheçam e distingam os generosos dos oportunistas.
Neste dia de tantos aplausos e comemorações, gostaria de agradecer à vida, principalmente pelos presentes que ela me deu: minha família! Meu amado e generoso marido, a quem amo com toda a minha alma! Homem exemplar, honesto, trabalhador e principal agente do bem que me transformou ao longo desses muitos anos de convívio. Meu amigo (melhor amigo), companheiro, amado e amante! Obrigada Deus e obrigada vida por tê-lo colocado em meu caminho!
Meus filhos: Carolina, Victor, Gustavo e Camila... A minha missão talvez fosse a de ensiná-los sobre a vida, mas tenham certeza de que são vocês que me ensinam cada dia mais sobre ela! Eu os amo muito! Vocês são os maiores presentes que a vida me deu. E como sou grata por isso! Minha mãe, amiga e inspiração. Minha memória viva de todo o início desta trajetória. Amo-a com todo o meu coração e a amarei por todas as vidas que tiver... Meu irmão amado, Fábio, companheiro de muitas lutas. Nossa união será eterna... Nossa irmandade também! Minha irmã Jaqueline pelo frescor de sua juventude e sabedoria. Tenho certeza que muito irá nos ensinar e orgulhar.
Não sou pessoa de muitos amigos e isso com o passar dos anos também vamos aprendendo que não importa a quantidade e sim a qualidade. Deixamos de querer mais e passamos a querer melhor... Portanto, aos meus poucos, mas verdadeiros amigos, o meu muito obrigado por tudo o que me dão de coração e com verdade. Pela confiança e carinho, pela doação de sentimentos de forma gratuita e despretensiosa.
Quando chega nosso aniversário, muitos perguntam o que queremos de presente... A minha resposta agora é: NADA, pois já tenho TUDO o que preciso para viver e manter-me cada vez mais firme nesta jornada. Tenho todos os presentes que a vida pode ofertar e é por isso que, como mensagem, deixo a vocês que um dos melhores aprendizados que temos e que pode se tornar um dos nossos melhores legados é a gratidão. Somente através dela enxergamos a vida com o respeito, carinho e verdade que ela merece. E é isso que nos torna cada vez mais fortes para os muitos anos de experiências e ensinamentos que teremos pela frente.
Obrigada a todos! Obrigada vida! Os aplausos me convidam para a dança da celebração... E ao som deles seguirei...
Jackie Freitas
“Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é por si só, uma vida.”

*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!