Postagens

Dez Leis Para Ser Feliz – por Dr. Augusto Cury

Imagem
Quem leu A Riqueza da Informação poderá acompanhar o resultado de minhas pesquisas a partir desta publicação. Falamos sobre o tal poema que muitos acreditam ser de Fernando Pessoa, quando na verdade é apenas a junção de alguns trechos do livro: Dez Leis Para Ser Feliz – Ferramentas Para Se Apaixonar Pela Vida , do psiquiatra Augusto Cury.

A Riqueza da Informação

Tenho feito muitas pesquisas, exercitado ao máximo o hábito da leitura. Manter um blog atualizado, com temas pertinentes e, acima de tudo que cumpra com a sua proposta é uma árdua, porém gratificante tarefa. Aprendo diariamente e isso tem me fascinado. Entre tantas coisas que leio, vejo comentários de pessoas que “atuam no ramo” há muito tempo, e as mesmas condenam postagens em blog que sejam “chupadas” de outros. Apesar de ser novata no ramo, gostaria de deixar registrada a minha opinião sobre o assunto.

Rascunho da Criação

A chuva já não me incomoda mais Porque os seus pingos encheram o meu coração De um amor tão fugaz Que transita entre o sentimento e a emoção Da inocência que não volta mais... O vento que canta agora na janela Traz as notas tristes de um mensageiro Que não encontra a porta aberta E vai de encontro a outro passageiro... Não tem ao certo um destino Nem sequer sabe o meu endereço, Questiona ainda aflito Se tenho tudo o que mereço... Mas, a vida é assim! Tudo tem o seu doloroso preço Mesmo o que não tem um fim Pede, em vão, um novo começo... Se não olharmos atentos ao futuro O que encontraremos serão pedaços, Ecos dos poucos sussurros Esboços dos nossos traços... Vida, vida, o que és então? Se o martírio que nos domina Nos enche de ilusão? Se o pouco que ainda ensina Não passa de uma alusão? Se o que buscamos são rimas Monstros da nossa criação? Jackie Freitas

Ser ou não ser ignorante… eis a questão!

Estava “discutindo” um assunto com o meu marido...  Antes de continuar, gostaria de fazer um parêntese para a questão “discussão”. Discutir um assunto nada mais é do que a exposição, o debate de idéias e pontos de vista, o que nem sempre nos leva a um denominador comum, ou seja, as partes não precisam, necessariamente, concordar entre si. O importante é que cada um defenda o seu ponto de vista com maturidade, educação e cuidado para que essa discussão/debate não se torne um campo de batalhas e a mesma “discussão” passe a ser uma briga. É uma linha muito tênue que separa essas duas situações.

Declaração

Se em poucas palavras Eu pudesse resumir Sensações não explicadas E num olhar te pedir Nessas horas passadas Nesse ressurgir Faça-me amada Faça-me feliz... Se eu pudesse te olhar E na tua alma Aos poucos entrar Ficaria quieta, calma Calada a te observar... E faria de você poesia E faria em você o próprio mar E daria à você alegria E ficaria a te amar... Se na majestade do universo Eu te definisse num segundo Faria-te em prosa e verso Criação do meu próprio mundo! Se no amanhecer eu te visse E ficasse assim, a te olhar Descobriria-me em sua meiguice Esta felicidade de te amar Jackie Freitas

Auto-Retrato

Quando cresci Percebi que era tarde demais para ser criança. Corria contra um tempo que não era mais meu. Lutava, Em vão, Para descobrir um pouco mais sobre mim mesma, Mas quando me vi, me perdi em meu próprio reflexo. Desfigurada, Tentei colar os pedaços que sobraram de mim. Não pude! Porque já era tarde demais. Passei a vida, Tentando encontrar o que esteve sempre dentro de mim. Não pude perceber que dentro de mim Habitava um ser que era mais ser do que humano. Passei dias e noites tentando me conformar com esta cruel e dura realidade. Mas o que posso fazer Se a vida pede para que eu continue essa busca, Essa luta? O que posso fazer se a vida ainda exige de mim mais pedaços para a composição desse quadro abstrato da minha vida? Jackie Freitas

As Cores

  Eu quero acordar Numa manhã bonita E pela janela olhar A natureza colorida Recebendo o meu despertar De uma busca infinita O encontro do meu lar O sentido da minha vida... Quero ver todas as cores Ressaltando o meu sorriso Pintando de felicidade as minhas dores E deixando no coração um aviso De paz intensa, quando fores... Fica aqui comigo A segurança, a esperança De te ver feliz, meu amigo Minha doce lembrança... E esta paz que me invade Tem todas as cores do mundo E enobrece a minha vaidade Me liberta de tudo... Pode chamar de loucura Ou qualquer insanidade Este sentido para a minha procura O confronto com a minha realidade... E, quando eu for apenas flores Direi para o mundo atento, Continuarei buscando as cores Que pintarão de poesia o meu alento! Jackie Freitas