domingo, 18 de abril de 2010

Dando Adeus à Rotina

Felicidade... Uma busca constante, um enigma... Será mesmo que ela existe? Será que somos capazes de reconhecê-la, de cultivá-la, de mantê-la? Mas o que devemos fazer para que a “tal” felicidade, de fato, permaneça em nossa vida?

Estamos tendo a oportunidade de acompanhar as Dez Leis que o Dr. Augusto Cury propõe para que possamos nos aproximar cada vez mais da felicidade, utilizando recursos simples e que dependem apenas de nós mesmos. Em postagens anteriores, conhecemos as duas primeiras leis. Agora, conheçam a terceira e, se possível, coloque-a em prática! Boa leitura e bom exercício!
3ª LEI: FAZER COISAS FORA DA AGENDA
Livro Dez Leis para Ser Feliz “Todos têm uma criança alegre dentro de si, mas poucos a deixam viver...”
Fazer coisas fora da agenda é fazer coisas inesperadas, romper a rotina, quebrar a mesmice. É nutrir sua história com aventura. É ser um caminhante nas trajetórias do próprio ser. É gastar tempo com aquilo que lhe dá lucro emocional e não financeiro. É ter um caso de amor com a vida. Fazer coisas fora da agenda é o frescor de uma vida excelente. Se você desprezar essa lei psicológica, você se internará num “asilo” emocional. Infelizmente, muitos vivem nesse albergue.
MANIAS
Uma pessoa que não faz coisas fora da agenda é cheia de manias. Nada pode estar fora do lugar. Tem horário para tudo. Arruma os objetos sobre a mesa do mesmo jeito. Passa as férias no mesmo lugar. Tem mania de limpeza.
Cumprimenta os outros do mesmo jeito. Segue a mesma rotina na empresa. Não corre riscos. Não vai a restaurantes diferentes. Não faz novas amizades. É excessivamente previsível. E ainda por cima detesta ser corrigido. Liberte-se de suas manias. Seja flexível e alegre. Saia de vez em quando de sua rotina.
O FIM DO DIÁLOGO
Quem não faz coisas fora de sua agenda dificilmente aprecia a arte do diálogo. Por quê? Porque o diálogo é mágico, cruza nossos mundos, abala nossa falsa segurança, destrói nossa rigidez e nos faz chorar, sorrir, ver os nossos defeitos.
Mas o diálogo está morrendo. Pais e filhos dividem a mesma casa, mas não a mesma história. Namorados nem sempre vivem os mesmos sonhos. Os jovens raramente rasgam seu coração e falam de si mesmos. Estão vazios. Só falam de sexo, esporte e TV. Nunca o homem se escondeu tanto dentro de si mesmo.
DICAS PARA FAZER COISAS FORA DA AGENDA
Faça coisas que você normalmente não faz. Cumprimente as pessoas simples, como o porteiro do prédio. Surpreenda seus amigos com atos inusitados. Ande por ares nunca respirados. Passe um fim de semana em lugares novos. Dê flores em datas inesperadas às pessoas que você ama. Faça ligações para elas no meio da tarde e pergunte como você poderia torná-las mais felizes. Fazer coisas fora da agenda é libertar a criança feliz que há dentro de você. Os que não vivem essa lei dançam a valsa da vida com as duas pernas engessadas...
(Dr. Augusto Cury - Dez Leis Para Ser Feliz - Editora: Sextante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!