quinta-feira, 8 de abril de 2010

Homens São de Marte, Mulheres São de Vênus

“Todas as mulheres são iguais - os homens, idem. Quando se aborrecem eles querem silêncio e solidão. Já entre elas, as preocupações resultam na matraca desenfreada, pois falando, acalmam-se. O ego masculino é à base de conquistas - o feminino é a emoção.” (Homens São De Marte, Mulheres São De Vênus - John Grey)

Este livro trata basicamente das mais intrigantes diferenças entre a mente feminina e masculina. Acaba tornando-se um manual dos relacionamentos.


Além das diferenças de sexo, há muitas variações visíveis e invisíveis na maneira como homens e mulheres pensam e se comportam. Desde Adão e Eva tem havido uma perpétua atração entre homem e mulher. Oscar Wilde uma vez escreveu que o homem nem pode viver sem a mulher nem viver com ela! Todo relacionamento, no início, é lindo e maravilhoso. Parece que nenhuma das partes tem defeitos, tudo, como dizem, “são flores”, porém não demora muito para que os problemas surjam e, com eles, a notoriedade das diferenças do comportamento feminino e masculino. Isto pode ser atribuído ao fato de que tanto o homem como a mulher não percebem certas características básicas de sexos opostos, o que acaba resultando em confrontos e discussões, tirando todo o glamour do relacionamento
 .

Como regra, nós humanos não sabemos lidar com qualquer tipo de fracasso, principalmente no campo afetivo. Por isso, ao detectarmos que “a vaca tá indo pro brejo” e que o perigo é iminente, precisamos buscar tratamento. E neste caso, todo o tipo de ajuda é útil! Algumas mulheres recorrem às ciganas, ao tarô, às simpatias... Qualquer trabalho místico vale para recuperar o amor que está quase indo embora. Vale tudo para reconquistarmos a pessoa que até outro dia considerávamos a nossa cara metade. Porém, apesar dos apelos de ajuda, precisamos entender que o “buraco é bem mais embaixo”! De nada adianta todo o sacrifício se não entendermos (ou tentarmos) sobre a complexidade da diferença entre esses dois universos: Homem X Mulher.

Mulheres e homens agem diferentes! As mulheres expõem as suas emoções de forma explícita, quase gritante; enquanto os homens fecham-se, reservam-se... E talvez, por serem mais reservados isolam a dor e o sofrimento num canto particular onde somente eles conhecem. Para a perturbada mente feminina, esse mistério, é sinônimo de descaso, mas para os homens é um comportamento normal.

Muitos casais vivem, hoje em dia, de maneira tensa e descomprometida. Eles conseguem sorrir, mas por atrás desse sorriso existe a dor de que nem tudo está bem na relação. Muitos vivem sob um estresse tão grande que, algumas vezes, descarregam sua raiva em seus filhos. As crianças, frutos desses desgastados relacionamentos, consciente ou inconscientemente, acabam desenvolvendo uma impressão de que o relacionamento entre homem e mulher tem que ser naturalmente tenso. Este tipo de mentalidade impede que essas crianças sejam um bom marido ou uma boa esposa no futuro, tornando assim, as questões “tensas” do relacionamento entre o sexo oposto num grande e ininterrupto ciclo vicioso.

É nossa obrigação e responsabilidade construir relacionamentos amáveis e cuidadosos um para com o outro. A base e a fórmula para uma sociedade saudável dependem diretamente da maneira como homem e mulher pensam e vivem um com o outro.

Este livro pode não ser uma solução maravilhosa para todos os casais que querem melhorar os seus relacionamentos, mas, sem dúvida nenhuma, é leitura obrigatória para todas as pessoas que desejam permanecer comprometidas com seu parceiro. Vale a pena ler!

Jackie Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!