quinta-feira, 9 de junho de 2016

Quando atitudes falam mais que palavras

Às vezes ouvimos muito e enxergamos pouco... Porque as palavras, entre tantos significados, possuem o poder de nos calar e cegar...
Continuo minha incursão pelo universo mágico das palavras, porém, tentando enxergar as suas causas e efeitos. Não é raro escutarmos belas palavras. Algumas ditas com emoção, outras com sinceridade e muitas com intenções apenas de impressionar ou manipular...  Falamos o que queremos, escutamos o que nos interessa e acreditamos no que nos convém. Essa é a verdade! Não importa se o que nos dizem está envolto de mentiras, falsidades, ilusões ou da mais pura sinceridade; porque no final acreditamos apenas naquilo que queremos e precisamos. Invariavelmente nos machucamos... por não ter acreditado quando deveríamos ter dado um voto de confiança ou por não ter duvidado quando a oferta era generosa demais. De qualquer modo nos machucamos se fazemos das palavras a nossa única bússola.

Atitudes são diferentes! Elas falam por si só e transmitem informações mais
precisas. Por mais que alguém tente representar um papel para nos impressionar, mais cedo ou mais tarde, acaba caindo em contradição e revela a sua verdadeira personalidade. Porque mentiras podem ser sustentadas pelo encanto das palavras, mas serão facilmente reveladas através das atitudes. 
Quer saber sobre uma pessoa? Observe mais (os seus atos) e escute menos o que ela diz. E se, ainda assim, as palavras te prenderem, fique atento nas contradições que surgirão. O corpo, na maioria das vezes, fala muito mais e nos mostra a verdade (ou a mentira) de cada um.
Atitudes exigem coerência entre o que falamos e o que somos. Somente quem age com verdade e, principalmente, com caráter consegue manter-se nessa coerência. O mundo é feito de propagandas falsas, enganosas e ilusórias. Na maioria das vezes com o único objetivo de nos impressionar ou induzir a adquirir algo teoricamente fantástico, mas que em prática não nos servirá para absolutamente nada! E é isso o que fazemos quando nos levamos apenas pelas maravilhosas palavras. Corremos o risco de adquirir algo que, além de não ser verdadeiro, poderá nos causar sérios danos.
Reveja os seus critérios de avaliação sobre alguém. Não se iluda com tudo o que escuta e confie naquilo que vê. Mas veja com atenção e cuidado, buscando detalhes de verdades que somente as atitudes demonstram.
Tem uma citação que gosto muito que diz: “que não digamos apenas eu te amo, mas que ajamos de modo que aqueles a quem amamos, sintam-se amados mais do que saibam-se amados.”. Para mim esta é a verdadeira ilustração que diferencia as atitudes das palavras...
Sentir, principalmente com verdade, é mais significativo do que simplesmente saber... Porque nem sempre o que pensamos que sabemos é, de fato, a verdade em si.

Jackie Freitas

“Os fatos revelam tudo, as atitudes confirmam. O que você diz – com todo o respeito – é apenas o que você diz”.
Martha Medeiros


*Imagens retiradas do Google Imagens

2 comentários:

  1. Jackie,

    Para mim atitude é uma questao de carater e determinação.
    Sempre tive atitude diante de situações e por isso, algumas vezes, não aceito vacilo dos outros.
    Para mim, a palavra dada, por exemplo, é extremamente importante.
    E por ela ser, sou muito desconfiada porque as pessoas mentem.
    O pouco da minha inflexibilidade é quando ha quebra da confiança, muitas pessoas ludibriam outras com muitas palavras e ações maléficas.

    Adorei este texto, faz pensar.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sissy, minha querida, concordo também! Atitude está relacionado, sobretudo, com caráter! Penso nas palavras como propagadoras fundamentais do sentimento e da transmissão de informações, entretanto, elas ganham vida apenas através das atitudes... E atitudes, quase sempre, estão intimamente ligadas ao caráter de cada um. Você é uma encantadora sonhadora, poetiza, uma fada... Por isso as palavras representam quem você é, minha linda!
      Um grande beijo e obrigada pelo carinho e apoio de sempre!

      Excluir

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!