Construindo o Presente …Aprendendo com o Passado
Existe um lugar em nossa imaginação ou em nosso coração que sustenta a razão do viver. Neste lugar não há maldades ou injustiças, discórdia, tempo ruim, solidão, angústia e tristeza. É um espaço escondido entre os escombros da vida, onde as lembranças só resgatam aquilo que nos faz bem.
Poderíamos chamar de ilusão, mas é apenas o nosso desejo pedindo permissão para que a vida ganhe sorrisos e encantos, cores e flores... Para que encontremos um pouco de paz, afinal isso é tudo o que queremos.

Trabalhar os sonhos para que virem obras deve ser mais do que uma meta: uma missão! Não se apegue ao passado achando que as respostas serão encontradas lá. Em muitos casos, as respostas devem ser esquecidas, afinal, evoluímos e perguntas mais importantes vão surgindo. Somente com o amadurecimento é que conseguimos enxergar as respostas que, talvez, estiveram sempre visíveis, só esperando por nossa atenção mais cuidadosa.

Diversas vezes desvalorizamos o presente, o que construímos com anos de batalhas e como fuga ou desculpa, pensamos encontrar respostas no passado, na pessoa que poderíamos ter sido se tivéssemos feito algo diferente. Mas a vida é assim: cheia de bifurcações que nos levam a novos caminhos. A nossa decisão de seguir por este ou aquele caminho faz parte do livre arbítrio, portanto não há o que lamentar. Poder voltar ao ponto de partida seria fabuloso, mas onde estariam as experiências que adquirimos nessa trajetória? Perderíamos a chance de evolução. Não pense em voltar ao passado para consertar os erros! Errar faz parte do crescimento, mas transformar os erros em lições é amadurecimento. Seja feliz com o que o seu presente lhe oferece. E no final é isso: um presente! Não pense em fazer um passado diferente, pois ele não volta mais. Construa cada vez mais um presente e se orgulhe dele. As suas respostas serão encontradas à medida que um novo tijolo for colocado nessa construção. E não pense em ver essa obra concluída! A vida é uma obra constante, infindável e inacabada. E só é assim porque temos todo o tempo ao nosso favor e ele só acaba quando desistimos e nos entregamos. Não se entregue! Continue a sua obra! Acredite, quando contemplá-la, verá que ela é grandiosa, assim como você!
Jackie
Freitas
"Não viva no passado, não sonhe com o futuro, concentre a mente no momento presente."
(Buda)
*Imagens
retiradas do Google Imagens
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!