As Palavras que Deixamos para Trás…
Um suspiro e a lembrança das palavras que teríamos dito se o nosso orgulho ou, quem sabe, a timidez não nos tivessem impedido de dizê-las... Tudo ficou apenas no aceno, no olhar, no sorriso, na despedida ou nas lágrimas... Mas não fomos fortes o bastante para desatarmos o nó que se formou em nossa garganta. Trancamos as palavras lá e cada dia o nó vai
ficando mais apertado, louco para afrouxar e aliviar a nossa alma triste...
Palavras são facilmente esquecidas e abandonadas. Projetos baseados apenas em palavras e não na coragem, acabam virando frustrações... Trazem a possibilidade do “se” e do que poderia ter sido. Já foram... não são mais! Ensaiamos muitas vezes diante do espelho e até num monólogo íntimo, as palavras que causam efeitos; entretanto elas acabam sendo abandonadas ali mesmo, diante de nós e nada fazemos para tê-las de volta. Morrem onde começaram... dentro de nós!
Seguimos adiante, sim! É preciso que continuemos caminhando, mas ao olharmos para trás, quantas coisas poderíamos ter construído se não abandonássemos as palavras? E é aí que as dúvidas e certezas surgem, pois sabemos que tudo aquilo não se pode recuperar... Ficaram para trás!
Um provérbio chinês diz que “há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”. Eu acredito que as palavras não pronunciadas no momento oportuno, também não voltam! E se voltarem, nos atingirá como flecha certeira, na consciência. Seria o arrependimento?
A vida nos dá tantas oportunidades e tudo o que pensamos são as conquistas, mas esquecemo-nos das palavras! São elas que constroem e que dão bases para as nossas realizações. O cuidado que devemos ter é em saber usá-las, selecionando carinhosamente cada uma delas e dizendo-as no momento certo. Mas temos essa consciência? Nem sempre! A consciência é outro fantasma que nos assombra. Implacável e impiedosa, ela nos aponta as palavras que deixamos para trás e nos esfrega na cara as que foram desperdiçadas.
Jackie Freitas
“A palavra é tempo, o silêncio é eternidade.”
*Imagens retiradas do Google Imagens
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!