Heróis Verdadeiros
Algumas coisas independem de nossa vontade ou controle, mas grande parte do caminho que trilhamos é definida pelo que determinamos através das escolhas e decisões tomadas, ligadas ao maior poder que temos que é o de comandar nossas vidas.
Quando vejo alguém ferindo a sua autoestima ou quando eu mesma ignoro a minha, leio e releio inúmeras vezes a oração da serenidade, principalmente o trecho que diz: “Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras”.
Vi esses dias uma amiga se consumindo em sofrimento pela morte de um ente querido que partira há meses! A dor da perda é compreensível e tem o seu tempo, sabemos isso. Entretanto, a morte é algo que não temos poder algum de reversão! O poder que temos é sobre a vida que nos resta, de que forma continuaremos a vivê-la e por quanto tempo permitiremos que a dor nos aflija. É preciso serenidade para aceitar as coisas imutáveis e muita coragem, sem dúvida alguma, para transformar o sofrimento no aprendizado que trará significados importantes à vida. 
Lamentar-se pelas perdas da vida (e não me refiro apenas à morte) é natural e absolutamente humano, mas não podemos deixar de olhar que adiante há muito a descobrir e viver, e é nesta hora que cabe a nós a decisão de escolher de que modo superaremos as dores e quedas, os imprevistos e obstáculos que sofremos.
Temos à nossa volta exemplos de força e superação e, muitas vezes, nos inspiramos em alguns deles; entretanto é preciso que saibamos distingui-los. Cazuza lamentou por seus heróis terem morrido de overdose... As crianças elegem como super-heróis personagens que escalam prédios, voam pelos céus e enfrentam o mau com forças sobre-humanas... E muitas pessoas, também, acreditam nos heróis produzidos pelas novelas, cujas vidas em nada se parecem com as reais, vividas por nós (pessoas reais e humanas). Porém, queridos leitores, devo lembrá-los que os nossos heróis verdadeiros não figuram nos desenhos, filmes, novelas ou letras de músicas. Eles estão diariamente a nossa volta e muitas vezes somos nós que os protagonizamos! Passamos por tantas dificuldades na vida e nem por isso recorremos às drogas para amenizar nossas dores. Ninguém que encare a vida com coragem, morre de overdose! Encaramos o mau com valentia e mesmo que algumas vezes acreditemos que ele seja mais forte que nós, o superamos com bravura e muita dignidade. E não precisamos usar de nenhum superpoder senão a força existente em cada um de nós. Trabalhamos arduamente para manter a vida real e verdadeira; chegamos à exaustão de nossas forças, mas, no final da jornada, vencemos! Mesmo quando para muitos, inclusive para nós mesmos, isso tudo não tenha o significado de vitória, sabemos, lá no fundo, que vencemos e que escalamos outro importante degrau da vida! Isso tudo, sim, é feito digno de super-heróis!
Lidamos com a dor, perdas, derrotas, fracassos e obstáculos o tempo todo ao longo da vida, com uma força gigantesca e que não pode ser esquecida! Enfraquecemos algumas vezes, mas nem por isso desistimos. De algum modo somos guiados para frente porque temos fé e sabemos que temos, também, forças para continuar. Escolhemos, mesmo que intuitivamente, assim! E por que não escolher de forma branda, sem culpas ou culpados? Por que não prosseguir consciente de nossas responsabilidades?
Então, leitores queridos, a minha mensagem hoje é para que tenhamos sempre a sabedoria para distinguir as coisas, diferenciando-as sem que precisemos de heróis fictícios para nossas respostas, assumindo nossas responsabilidades no rumo de nossas vidas e fazer, acima de tudo, o melhor uso do poder que há em cada um de nós!
É isso que constitui os verdadeiros e reais super-heróis. E esses heróis, somos NÓS!
Jackie Freitas
"Não temos de nos tornar heróis do dia para a noite. Só um passo de cada vez, tratando cada coisa à medida que surge, vendo que não é tão assustadora como parecia, descobrindo que temos a força para superá-la."
*Imagens retiradas do Google Imagens
Comentários
Postar um comentário
Deixe o seu comentário!