quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Encontrando Sua Própria Motivação – Por Calebe Ribeiro

Calebe Ribeiro é um jovem amigo! Amigo talentoso, nascido em Minas Gerais, não envergonha os seus célebres e ilustres conterrâneos. Na terra de escritores consagrados como  Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Ziraldo, João Guimarães Rosa entre tantos outros; encontramos outro talento: Calebe Ribeiro. Amigo de escrita honesta, que busca passar sentimentos e algumas reflexões sobre a vida. Em seu blog Sábias Palavras, o meu jovem amigo e talentoso não tem a pretensão de ser um célebre escritor, mas se olharmos com atenção, constataremos que o seu futuro é bem promissor! Acho que Deus nos abençoa de diversas formas. A nós, leitores, por termos o privilégio de encontrarmos preciosidades como o Calebe e ao maravilhoso povo mineiro, por ter o orgulho de ter entre tantos nomes famosos, a esperança de mais um jovem talento se revelando. Drummond escreveu: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas, por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.”. Pois aqui nós temos essa sede! E espero que através de Sábias Palavras, possamos refrescá-la um pouco com a ajuda do meu amigo querido Calebe Ribeiro.

Encontrando Sua Própria Motivação


Vivemos em um mundo (des)motivacional. Desde crianças somos educados sobre os pilares da competição e comparação - talvez um efeito do capitalismo. Estudamos a lição para os professores e os pais. Aprendemos piano por causa da tia, estudamos pra não ficar de castigo...
Reflexo de nossa infância de comparação (com amigo, primo, irmão...) crescemos num meio de turbulência. Vivemos em um deserto vislumbrando miragens. Desejamos ter o que os outros têm, gostamos do que a maioria gosta, achamos bonito o que segue o padrão de beleza louvado em nossa cultura.
Esquecemos que de tudo o que nos é imposto boa parte não é capaz de matar nossa própria sede. Quem já não se sentiu inferior por não conseguir captar a lição de química enquanto o colega já sabia antes do professor ensinar?
Nossa infelicidade e falta de ânimo vem à tona. Ficamos malucos por não descobrir onde erramos, fazemos tudo que os outros fazem e mesmo assim continuamos desanimados e sem forças de levar adiante.
Inconscientemente desistimos de valorizar nossas particularidades. Decidimos seguir a profissão que é mais bem paga. Gostamos de um tipo de música por que todos gostam e assim somos aceitos na sociedade. Tiramos toda a beleza de nossa vida quando nos consideramos iguais e feitos em série. Valorizamos as experiências alheias e desistimos de viver por nós mesmos. 
A comparação sempre levará alguém a se considerar inferior e quase sempre a conclusão será que o outro é “burro”. Howard Gardner disse que existem sete tipos de inteligência (Linguística, Lógica, Motora, Espacial, Musical, Interpessoal, Intrapessoal) eu acredito existirem muito mais.
Nesse universo de inteligências vemos muitos gênios e mestres. Alguns são capazes de construir novas ideias e teorias, porém não conseguem construir sua própria felicidade. Pessoas bem sucedidas não capazes de encontrar um amigo, sabedores de matemática que não conversam nem com os próprios pais. Gênios incapazes de driblar os obstáculos mais simples.
Não podemos recorrer à comparação e batalhar mais com os inimigos exteriores do que com os nossos próprios monstros - como o monstro da falta de autoconhecimento. A pior derrota é quando se perde pra si mesmo.
Mas a motivação está dentro de cada um, seja pessoal, seja profissional... Não importa. O que funciona pra um nem sempre será uma regra extensiva a todos.
Se você quer um motivo para começar a se motivar eu dou o pontapé inicial. Você recebeu quando nasceu um presente chamado vida e mesmo bilhões de mais vidas existirem por aí você continua sendo único e especial. Motivos existem aos montes, mas só os motivos certos tornam a vida bela. Descubra-se!
Calebe Ribeiro - Sábias Palavras





*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!