Para "José" - com Amor e Gratidão

 


Os meus dias não serão mais como antes…. Não terei o seu “Hello Jackie! ”, saudando as minhas manhãs e tardes. Não terei mais com quem rir das nossas “tragédias” e nem aquelas piadas que só você achava graça…. Nem aquelas músicas velhas que você adorava cantar para me fazer rir.... O Sol continuará brilhando, mas aquele calor que nós achávamos que vinha dele, hoje percebi que vinha de você, desse seu sorriso contagiante, capaz de iluminar e aquecer o meu mundo! Não receberei mais nenhuma ligação com aquele inglês, cujo sotaque era a “mistureba” de vários idiomas: “Hi my dear! This is Mr. Ferreira! ”.                                       Sentirei saudades, Mr. Ferreira!

Por muitas vezes sobrevivi ao meu próprio caos porque lá estava você me fazendo acreditar em dias melhores…. Por muitas vezes, cansada demais e sem conseguir enxergar beleza na vida, lá vinha você me emprestando os seus olhos e a sua forma otimista de olhar a vida! Inúmeras vezes quando eu estava prestes a cair, lá estava você, tal qual a um anjo, me emprestando as suas asas para que eu pudesse voar e ver a minha vida por um plano mais elevado…. Por todos esses anos você não foi apenas o meu melhor amigo, mas o verdadeiro anjo que Deus colocou na minha vida para me ensinar, através dos seus exemplos, como ser uma pessoa melhor…. Você acreditava mais em mim do que eu mesma!

Vivemos num mundo em que as verdadeiras amizades são raras, principalmente se forem entre um homem e uma mulher. Os julgamentos e a maldade ganham voz e força rapidamente, mas você nunca se importou com isso porque apenas a verdadeira amizade era o que te importava. “Deixa falarem, minha querida! Sabemos o que somos! ”, dizia você quando eu me enfurecia pelos comentários e suposições maldosas sobre nós. O que tínhamos estava além da compreensão humana. Transcendia a uma simples amizade; era fraternal e espiritual! Tenho o privilégio de dizer aos meus filhos e, tomara, aos meus netos, que fui abençoada com uma amizade inigualável como a nossa!

Hoje o céu está em festa, recebendo o ilustre filho que, após uma passagem brilhante pela terra, voltou para  casa! O espírito de uma luz intensa e que cumpriu com louvor a missão que lhe fora designada aqui. Que fez muitos amigos, que propagou o bem, que agiu pelo próximo sem qualquer distinção ou discriminação.

Esses dias eu assisti a uma palestra sobre a importância da caridade na evolução espiritual. Jesus, quando esteve entre nós, pregou de várias formas, lições que, até hoje, nos mostram o valor da nobreza de caráter e espírito. Nesta palestra disseram que, de tempos em tempos, “espíritos iluminados”, cuja evolução espiritual está em patamares muito superiores, aparecem nesta vida para nos ensinarem sobre o amor, a bondade, caridade…. Sobre uma humanidade da qual ainda desconhecemos. Tais “espíritos” ou almas nobres, como costumamos dizer, passam por esta vida, desprendidas do ego (esse, que ao meu ver, é o maior entrave da nossa evolução), semeando não apenas as palavras do bem, como cultivando através de seus exemplares atos, o amor como excelência humana e espiritual. Essa foi a tônica dos ensinamentos transmitidos por Jesus, Dalai Lama, Madre Teresa, Chico Xavier, Imã Dulce, entre tantas pessoas que estiveram entre nós….

Eu sei que você jamais teria a pretensão de ser comparado a uma dessas “almas nobres”, mas não me surpreenderia saber que sua missão não fora diferente da delas. Tenho certeza que você entrou na minha vida e na de tantas outras pessoas com o propósito de mostrar a todos que o bem é o melhor caminho a ser seguido. Você foi a personificação do lema: “fazer o bem sem olhar a quem! ”, porque fazer o bem te fazia bem também! E você nunca se gabava disso porque era nobre, caridoso e humano demais para se envaidecer por isso!

Normalmente eu venho aqui publicar mensagens de fé e otimismo, porque eu realmente acredito nessa corrente de transmissão do bem que começa através das boas palavras (e você era um leitor que apreciava e se interessava pelas minhas mensagens). Hoje, entretanto, gostaria apenas de manifestar a minha imensa e profunda tristeza por essa “perda”, mas que não deixa de transmitir como mensagem o valor da verdadeira amizade! Quando colocamos nossa dor para fora, seja através do choro ou das palavras, de alguma forma, aliviamos a nossa alma… e eu preciso aliviar essa dor que me dilacera agora!

Hoje estou sem chão e sem as suas asas para me ajudar a voar…. Hoje, Deus te chamou para descansar (e você merece!), afinal a sua jornada foi longa. Os anjos também precisam de descanso; então, meu amigo querido, descanse em paz e com a certeza de que você fez um lindo trabalho por aqui! Não sei como será amanhã, mas te prometo que irei fazer o melhor que eu puder para honrar tudo aquilo que você me ensinou. Continuarei no caminho do bem e, se Deus quiser, nos encontraremos novamente. E por essa razão não irei me despedir com um adeus…. Um "até breve" me conforta por essa sua ausência.

Muito obrigada pela paciência, confiança e essa linda amizade que carregarei para sempre! E, sobretudo, obrigada por ter acreditado em mim e me ajudado a chegar até aqui! Que Deus te abençoe onde estiver, anjo de pura luz!

Sentirei saudades Mr. Ferreira…. Mas, em breve, tenho certeza, este será apenas mais um capítulo da nossa existência espiritual, então…

Até breve “José”! Até breve!

 Jackie Freitas


Comentários

  1. Q Deus te dê forças 💞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho... Só Deus mesmo para saber o melhor para cada um de nós! Então, que assim seja!

      Excluir
  2. Que lindo 💖💖😍 Ele era inexplicável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele era "o ser humano", não é? O que falar de alguém tão nobre e grandioso em sua conduta de vida, no seu amor e respeito pelo próximo, nos valores que carregava consigo e aplicava na vida? O que dizer a quem passou anos te ensinando sobre tudo isso e com um sorriso no rosto? Apenas obrigada! Gratidão por essa honra e privilégio!

      Excluir
  3. Lindo texto Jack , levaremos ele em nossos corações com muita alegria pq era assim que ele era com a gente e como vc fala vida que segue e até breve meu amigo😔

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele SEMPRE estará no coração de cada um porque ele tinha essa facilidade em entrar e ficar... Era muito fácil gostar dele (mesmo quando ele estava rabugento...rsrsrs). Obrigada pelo carinho.

      Excluir
  4. Que texto lindo, digno e claro! Admiro como vc escreve e é perfeita no português. Embora seja um transbordamento da sua dor, é sempre um prazer ler o que você escreve.
    Minhas condolências Jackie, eu sei o tamanho da sua perda. A nós, só restam as orações e a certeza de que em breve todos nos reencontraremos. Fica bem por favor.🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosi! Fico muito feliz (e o Zé ficaria também, além de orgulhoso...rsrsrs) por saber que você gosta das minhas mensagens! Eu sempre procuro escrever com o meu coração, Rosi e este texto foi (como você sabiamente identificou) o "transbordamento da minha dor"! Na verdade foi o meu coração "gritando" de emoção porque esse cara, esse amigo, esse ser humano incrível que se foi; era um pedaço do meu coração... Mas, oremos para que ele esteja no lugar especial que Deus reserva aos "anjos"... Muito obrigada, Rosi querida, por essas palavras tão carinhosas e reconfortantes. Deus te abençoe!

      Excluir
  5. Jack , me fez chorar 😢, que forte essa msg , o Zé era muito especial pra mim , fiquei bem triste 😢.E peço que o Espírito Santo de Deus te console , nesse momento de muito dor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Zé era especial mesmo! Capaz de nos deixar essa saudade imensa... Para mim, além das melhores lembranças, fica esse espaço vazio que jamais será preenchido novamente porque era apenas dele! Deus sabe o que faz, então, vamos acreditar que ele está bem e no melhor lugar! A passagem dele foi linda por aqui e ele merece descansar.... Obrigada pelo carinho....ele ficará feliz (de onde ele estiver) em saber o quanto ele era (e continuará sendo) querido! Deus te abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!