quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Só Sei Que Nada Sei – Por Herval Filho

Herval é um grande amigo! Eu o chamo de escritor, poeta, sábio…mas é verdadeiramente um grande amigo! Ávido por conhecimentos e grande apreciador da beleza humana, o meu amigo escritor  sempre consegue me surpreender e encantar com a sua forma leve e solta de escrever. Acho que ele já nasceu com o papel e uma caneta nas mãos, pois nada escapa de seu olhar poético. O blog dele chama Unfollow e, ao contrário do que o nome sugere (em inglês deixar de seguir), é um lugar para entrar e ficar lendo, viajando e se deliciando com as grandes obras que por lá encontramos. Deixar de seguí-lo seria um crime contra a boa literatura. Herval é rico em sua bagagem humana e é um pouco dela que veremos aqui: a vida - por Herval Filho.

Só Sei Que Nada Sei

 
“Conhece-te a ti mesmo” era o dístico ou estrofe de dois versos, que tendo achado no pórtico do templo de Delfos, Sócrates ensinava a seus discípulos. Auto-analisa-te, diríamos hoje.
Assim, através de uma análise profunda do que entendemos ser, do que queremos realmente da vida e das alternativas que podemos traçar, quando o nosso “Plano A” não dá certo, a vida flui com muito mais leveza, porque alegrias e tristezas são constantes – e devem mesmo ser – porque isso nos dá o equilíbrio necessário para enfrentá-la.
Desconfio sempre da calmaria, do “mar tranqüilo” e do caminho livre. Também não creio que seja normal um eterno “mar revolto” e muitas “pedras no caminho”. Alguém já disse que o equilíbrio é a nossa busca e a bússola que deve orientar nossos caminhos.
Quando vejo o meu problema e depois o confronto com o dos outros, tenho a real noção da dimensão que ele representa. Toca-me profundamente a morte violenta de um filho em idade de começo de sonhos e realizações, como as ocorridas há pouco tempo com o filho da atriz Cissa Guimarães, violentamente atropelado ou o jovem baleado na garupa da moto do pai, por um policial, em Fortaleza. Em ambas as mortes, uma delas testemunhada pelo próprio pai, fica a sensação de impotência. Somos imensamente pequenos perante a grandeza do universo e não sabemos quais são os desígnios de Deus, nem o plano que teremos que traçar nessa vida para cumprir aquilo que está determinado a nós.
Eu creio que não existem verdades absolutas, ao contrário daquilo que defende o Perspectivismo. Sou um sofista, adepto a filosofia relativista, que defende a idéia de que cada indivíduo possui a sua própria verdade, que vem do contexto histórico da sua existência. Podemos também ser dogmáticos, adquirindo conhecimentos seguros e universais e acreditarmos nisso. Por fim, se formos céticos, em oposição aos dogmáticos, não acreditaremos em conhecimentos firmes, seguros e inquestionáveis, porque sempre colocaremos à prova as ditas verdades. 
A vida é um mistério o qual nunca decifraremos. Tal como o enigma da esfinge, se não a decifrarmos seremos por ela devorados. Como todo mistério, a vida tem seus encantos e magias e só há uma forma de descobri-la: vivendo-a intensamente!
Pense nisso: O quanto a sua vida é importante. O quanto é significativo doá-la em gestos e ações produtivas para com o seu semelhante. Pense agora mesmo o quanto você é feliz e a mim me faz feliz por encontrar um pequeno tempo do seu dia para ler e refletir sobre tudo isso que escrevo e compartilho com você. Eu, particularmente, agradeço muito a Deus por ser feliz e viver em busca da felicidade todas as vezes que sinto que ela se afasta um pouco da minha vida.
Seja feliz você também, hoje e sempre!
Herval Filho - Unfollow





*Imagens retiradas do Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!