segunda-feira, 11 de março de 2024

O Amor que Transforma

As pessoas que tiveram uma experiência de quase morte falam sobre a expansão da consciência e uma melhor compreensão sobre a vida física. Retornam não apenas com uma visão diferente acerca da vida e de todas as coisas que as cercam, como, também, mudam o seu comportamento na forma como conduzem, inclusive, a própria vida. 

Seus relacionamentos melhoram porque elas passam a entender a importância do respeito… E não apenas o respeito como ato simbólico de reverência, destinado aos idosos ou aquela pequena curvada diante de alguma “autoridade”; mas o respeito, na sua essência, em que se olha o outro com a igualdade necessária para que as relações sejam, de fato, estabelecidas dentro desse prisma de igualdade onde, em suma, ninguém deve se considerar melhor que outro alguém! O significado (ou os significados) do amor muda (m), porque ele deixa de ser o amor pouco abrangente e, de certa forma, egoísta e manipulador que conhecemos. O amor ganha uma força exponencial, inclusive pela capacidade de amarem a si com gratidão, compreendendo que nada somos aqui nesta existência do que a soma de todos os valores adquiridos e decodificados em generosidade, solidariedade e bondade; representando, assim, a verdadeira forma de amar! O amor deixa de ser conceito e passa a ser uma ação que muito mais tem a ver com doação do que com recepção.

A pergunta que faço é: por que as pessoas adquirem essa clareza apenas após esse tipo de experiência? E as que não tiveram ou nunca passarão por isso, como (ou quando) enxergarão a vida?

Muitas vezes, de uma forma diferente, não tão literal e nem tão “física”, passamos por essa experiência! Precisamos sentir na pele a dor da perda e sermos remetidos pro quadro grave de quase morte para retomarmos a consciência do valor das pessoas e de tudo que nos importa. Criamos nosso “inferno” e quando estamos nele, pedimos socorro e nos dispomos em qualquer sacrifício para a obtenção da redenção. Não queremos ser julgados e nem passar pelo processo do confinamento mental que nos tortura todas as vezes que somos lembrados que tudo é consequência dos nossos próprios atos. E querem saber o porquê disso tudo? Porque nos falta a consciência desse amor grandioso e despretensioso. De um amor que não pode girar apenas ao nosso redor, seguindo nossas egoístas vontades e necessidades… Falta ainda a maturidade pra entender que nada somos nesta existência senão pequenas sementes que, se bem trabalhadas, gerarão frutos incríveis! Somos uma obra em andamento, em constante evolução, que (conforme escutei hoje) se transforma enquanto caminha. E, qualquer construção nessa vida deve ser pautada pelo respeito e amor a si e ao próximo, evitando dores e males que gerem sequelas naqueles que amamos e, também, naqueles que passarem por nossa vida! Não precisamos entrar em coma físico ou emocional para termos a visão de um amor que já nasce dentro de nós, mas, que, ao longo da vida, é negligenciado de todas as formas através do descuido e da falta de discernimento sobre o verdadeiro respeito que devemos ter conosco e para com os outros!

Acredito que não por maldade, mas, talvez, por descuido infringimos essas regras básicas no convívio geral. Não vou citar apenas o convívio humano, porque a natureza e os animais sofrem também os danos dessa irracionalidade; ou seja, agimos com a pretensa racionalidade que nada mais é que a falta da compreensão sobre o que, de fato, significa o amor e o quanto ele pode ser abrangente quando nos doamos mais…

Precisaríamos todos passar pela experiência de quase morte (EQM) para que nos fosse despertada a consciência e a compreensão do verdadeiro significado da vida e do amor? Para que nos fosse ensinado sobre o respeito, onde, aquilo que não desejamos para nós não fazemos aos outros? Difícil saber, mas uma coisa é certa: muitos de nós estão, neste exato momento, enfrentando a dor ou o desespero de uma iminente perda. Sentindo a vida se esvair e, então, despertando a consciência e os sentidos para uma vida que vai além de qualquer egoísmo. Não precisamos lidar com egos; aliás o que são egos senão inquilinos inconvenientes morando dentro de um corpo? Precisamos lidar com pessoas e saber mais sobre elas; sobre suas dores, seus sonhos, seus medos…. Precisamos oferecer-lhes colo e dar todo o amor possível, porque é desta forma que descobrimos a verdade sobre a nossa criação. Não tenham medo de doar amor… no final vocês entenderão o que São Francisco de Assis quis nos ensinar quando disse: “é dando que se recebe”.

O amor é uma ferramenta poderosa! Ele constrói e transforma. Em Coríntios 13:4-7 temos a apresentação de um amor que é paciente, bondoso; que não inveja, não se vangloria, não é orgulhoso, não maltrata, não é egoísta, não é rancoroso…. Um amor que não se alegra com a injustiça e sim com a verdade. Um amor que tudo sofre, crê, espera e suporta…. Esse é o amor genuíno!

O amor enfrenta o medo, derruba barreiras e supera obstáculos! Mas, precisamos estar disponíveis e atentos para ele em vida e não em estado quase morte!

Viva agora e AME para sempre!

  Jackie Freitas

Acompanhe meu podcast: UM DIA POR VEZ!


*Imagem retirada do Google Imagens

7 comentários:

  1. Que cada uma de nós possamos refletir e primeiramente ter amor próprio e não esperar uma perda p dar valor ao sentimento tão genuíno, que possamos falar mais e sem medo a frase: eu te amo!! Assim podemos ouvir mais essa frase que tanto nos impulsiona p ser e tornar alguém melhor no mundo em q nos encontramos. Parabéns por cada detalhe!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Sabe que eu ouvi uma vez e nunca mais esqueci, porque acredito na sua verdade: "melhor que saber ser amado é o SENTIR-SE AMADO!". E é isso...falar é uma coisa (qualquer um fala), mas expressar em atos esse sentimento, esse é o grande X da questão, não é? Um grande beijo, fique com Deus e obrigada por vir aqui e nos deixar o seu maravilhoso comentário! Namastê!

      Excluir
  2. Jackie, apesar de ser meio difícil de entender, mas existem pessoas que têm um egoísmo tão cego, que acham que são "eternas" não valorizando cada segundo da VIDA.
    Os demais, que sabem que a vida é finita, valorizam muito mais.
    De repente, este primeiro grupo precisa levar um "soco" para acordar. E, seguramente acordam diferentes.
    Parabéns 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gaby, meu querido, infelizmente a maioria não enxerga essa grandeza da vida e, quando enxergam, fazem de forma equivocada, normalmente considerando, como você bem citou, o modo egoísta. Uma pena que precisem de uma experiência traumática para compreenderem o verdadeiro significado da nossa existência! Eu ainda acredito no ser humano... e rezo para que a visão e o comportamento mudem em prol de algo muito maior! Um grande beijo, meu querido e obrigada pelo carinho e apoio de sempre!

      Excluir
  3. Excelente texto, a cada frase me via enquanto lia e ia.. longe... nos pensamentos. Reflexão perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosi, minha querida, que alegria em ler o seu comentário! Muito obrigada pelo feedback enriquecedor! Gratidão por suas palavras e por essa expressão de carinho! Um grande e carinhoso abraço!

      Excluir
  4. Excelente texto, a cada frase me via enquanto lia e ia.. longe... nos pensamentos. Reflexão perfeita!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!

Plágio é Crime! Proibida a Cópia do Conteúdo desse Blog!!!